aspirated-man-starting-position-before-race_1262-4680

O HÁBITO DE TER ATITUDE



Você sabia que a iniciativa é um dos elementos fundamentais para o sucesso? Isso mesmo, a atitude (iniciativa) é semelhante ao eixo de uma roda, sem ele, a roda não gira, assim é também em nossa vida profissional/pessoal, sem a atitude.

A terceira lei de Newton afirma: para toda ação, existe uma reação de mesmo valor, na mesma direção e no sentido oposto.  Desta forma, se você quer obter ganhos de sucesso, precisa ter ações de iniciativa.

Mas o que é, exatamente, atitude (iniciativa)? O dicionário da língua portuguesa afirma que o termo iniciativa representa o indivíduo que está disposto. É a característica de quem está preparado, pronto, emparelhado a ousar, empreender, aprender, trabalhar, entre outras atividades.

Trata-se da qualidade de quem, evidentemente inicia um projeto, uma busca ou toma a iniciativa de realizar algo que deseja, mas, sobretudo não desiste do processo ao meio. Em outras palavras, iniciativa está intimamente ligada com a continuidade da ação.

Iniciativa tem a ver com aqueles que realmente sabem conduzir seus projetos ou gerenciá-los.

Ser proativo, um sujeito de iniciativa e de atitude não é um ato, e sim um hábito. Nós precisamos nos habituar a ter condutas de ação, eliminando qualquer tipo de adiamento e protelação.

Quanto mais procrastinamos o que temos que fazer, mais distantes ficamos das ações necessárias para o êxito de nossas carreiras e vida pessoal.  A iniciativa somada à continuidade é o antidoto perfeito contra o fracasso.

A atitude tem ligação direta com o desejo de conquistar algo. Por isso, não podemos falar sobre a iniciativa sem ter realmente a vontade de “ir lá e fazer acontecer”.

  É de suma importância que exercitemos formas de autodesenvolvimento neste quesito. Afinal de contas, só irá conquistar aquele que se autodesenvolver e se aprimorar no atributo da iniciativa.

A iniciativa tem diversas faces:

  • Capacidade de buscar soluções por decisões próprias.
  • Facilidade em identificar um problema e solucioná-lo
  • Aplicar resolução quando necessário
  • Analisar se a solução foi adequada
  • Ter proatividade
  • Evitar a procrastinação

Repare que em todos os pontos, a iniciativa é uma competência necessária, pois sem ela, nenhum tópico acima se realiza.

Atualmente, muito se tem falado sobre a palavra proatividade, sobre a iniciativa e sobre ser uma pessoa de atitude. Quantas vagas de emprego exigem que o candidato seja proativo, não é mesmo? Exigências estas que às vezes segue o modismo ou apenas formalidades, sem ter noção exata do que verdadeiramente é ser um sujeito proativo.

 O site rhportal escreveu: A proatividade é fazer mais do que o solicitado e isto não está ligado à carga horária ou quantidade de trabalho, mas ao comprometimento, à vontade de aprender, à busca do conhecimento e autodesenvolvimento.

Em suma, se queremos realmente ser indivíduos de sucesso, precisamos ter iniciativa, caso contrário seremos mera pessoas sonhadoras, mas sem ação.

E lembre-se: Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença – Clarice Lispector.

Abraços.



Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*